Saiba como estudar na europa com sua nota do ENEM

Atualmente diversas universidades aceitam as notas do exame, por isso saiba como participar.

Apontado como o exame mais importante e maior do Brasil, além de uma das formas mais importantes de acesso ao ensino superior, o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, possui também uma grande importância fora do Brasil, mais especificamente em Portugal.

Com uma série de alterações nas legislações portuguesas, foi permitido que as instituições criassem oportunidades para estrangeiros, muitas instituições acabaram criando processos de seleção conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, o Inep, com a finalidade de aproveitar resultados do exame para ingresso dos brasileiros em graduação. O início do processo ocorreu no ano de 2014 e desde então vem se intensificando cada vez mais.



Quais requisitos para concorrer ao processo?



Para que possa concorrer a uma oportunidade nas universidades portuguesas, os candidatos não precisam ser nacionais de um estado membro da União Europeia ou mesmo residir de forma legal a mais de dois anos de forma ininterrupta em Portugal. Uma grande parte das instituições oferece três prazos de inscrição, estes que são apontados como candidaturas.

Existe um desempenho mínimo exigido que varia conforme a instituição assim como as mensalidades e custos de hospedagem e de alimentação.



Como funciona o processo na Universidade de Coimbra?


Esta que é considerada as mais antiga de Portugal, foi a primeira do país a anunciar a adoção do Enem como uma forma de seleção para brasileiros. O ingresso funciona da seguinte forma, o candidato precisa comprovar conclusão de ensino médio e apresentar uma nota mínima de 600 pontos em uma das três últimas edições do exame. Além de pontuações exigidas em cada um dos cursos oferecidos.

São três prazos de candidatura, estes de forma prioritária no primeiro semestre. Serão mais de 500 vagas para 35 opções de cursos de licenciatura em todas as áreas de conhecimento praticamente.

A taxa de candidatura é de 50 euros e a mensalidade de 700.