Dicas para se preparar para o ENEM e vestibular gastando pouco

Veja algumas dicas para quem precisa estudar, mas que possui poucos recursos.

 

Sempre que a grana está curta fica complicado imaginar como conseguir estudar para o vestibular e para o Enem. Os cursinhos com mensalidades caras, livros que custam centenas de reais, taxas de vestibulares que assustam, entre outras coisas. Confira algumas dicas para quem precisa estudar gastando pouco.



Aproveite os cursinhos populares



Cursinhos populares são uma boa alternativa para quem precisa de ajuda com os estudos e não poderá pagar mensalidades de cursinhos convencionais. Um cursinho popular geralmente não cobra mensalidades e procura conquistar os alunos na conscientização do acesso para os espaços públicos da cidade e estado.

Diferente dos cursinhos convencionais, sempre existe uma busca para acolher demandas dos alunos da melhor forma possível, e assim é possível promover atividades que levem para a formação de espírito crítico.



As fontes de materiais de estudos



Além dos cursinhos populares, os estudantes que querem entrar em uma universidade gastando pouco poderão fazer a utilização de duas poderosas ferramentas, como por exemplo o livro e a internet. Os livros didáticos, mesmos utilizados na escola são excelentes ferramentas para pesquisa. Na internet temos uma facilitação por sua abrangência de conhecimento, já que existem ótimos materiais para se trabalhar.



Se o estudante preferir ter seus próprios livros, poderá recorrer a sebos, que são lojas que vendem livros usados por um preço que seja mais em conta. As redes sociais contam com um grupo de doação de materiais onde o aluno pode demonstrar interesse por doações, e ainda poderá combinar com o doador a entrega deste tipo de material.



Muitas pessoas nem mesmo abrem livros didáticos, mas quando abrem, se interessam por seu rico conteúdo, a internet é utilizada como um ambiente para tirar dúvidas e fazer exercícios que são mais difíceis das matérias.